terça-feira, 14 de outubro de 2008

Erro com Blackfish no RAD 2007 for asp.net

Ao criar uma nova aplicação no RAD Studio 2007 for asp.net, logo na primeira compilação e debug do projeto, geralmente uma tela de erro nos é apresentada. Ao ler algumas das linhas da mensagem de erro, é possível contatar que há problemas nas configurações do arquivo Web.config do projeto, e que o problema está relacionado ao banco de dados da CodeGear, o Blackfish. O erro é apresentado conforme tela a seguir, relacionado ao nome da sua aplicação, veja:


A solução do problema, no entanto é bem simples, vá até o arquivo Web.config, e quase ao seu final localize o seguinte trecho:

<roleManager enabled="true" defaultProvider="AspNetAdoRoleProvider">
<providers>
<remove name="AspNetAdoRoleProvider"/>
<add name="AspNetAdoRoleProvider" type="Borland.Web.Security.AdoRoleProvider, Borland.Web.Provider, Version=11.0.5000.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=91d62ebb5b0d1b1b"
connectionStringName="BlackfishSQLAspNet"
applicationName="/"/>
</providers>
</roleManager>


Observe que logo na primeira linha há uma opção de habilitar ou desabilitar o provider de conexão para o banco de dados, que por default está como True, e altere o mesmo para False, deixando o trecho da seguinte forma:


<roleManager enabled="false" defaultProvider="AspNetAdoRoleProvider">
<providers>
[…]
</roleManager>


Salve as alterações realizadas e faça um novo debug da sua aplicação, que irá agora ser normalmente executado no browser. Bom, fica ai a dica para quem procura resolver o problema. Abraço e até a próxima.

Nenhum comentário: