sexta-feira, 13 de março de 2009

Exibir imagem no fundo do Form

Igual a Web, colocar uma imagem ao fundo de um formulário, só que em Win32, já pensou em fazer isso? Bom, é bastante simples fazer com que seu sistema carregue uma imagem com extensão *.bmp e escreva esta imagem no form, usando o objeto Canvas do formulário, sem usar nenhum componente de imagem. Crie um novo projeto e adicione a ele um Button e um OpenDialog da paleta Dialogs, e já no código declare a seguinte função:
Procedure TForm1.ImgFundoForm(CaminhoBMP:String; DistH, DistV:Integer); Var Imagem :TBitMap; begin Imagem := TBitMap.Create; Try Imagem.LoadFromFile(CaminhoBMP); Canvas.Draw(DistH,DistV,Imagem); Except On e: Exception do ShowMessage('Problemas ao escrever imagem:'+#13+e.message); end; end;

Essa função fará com que seja criado, em runtime um objeto BitMap que por sua vez carregará a imagem bmp a partir do caminho informado. Já na linha seguinte, utilizando o Canvas escrevemos a imagem no form definindo as cordenadas para que a mesma seja exibida.

Para que a imagem seja de fato carregada, adicione ao evento OnClick do Button a seguinte linha de código, responsável pela configuração do OpenDialog, localização da imagem e execução da função.
Pronto, agora você poderá personalizar os formulários do seu sistema aplicando a eles imagens de fundo. Abraço e até a próxima...

Nenhum comentário: