quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dicas de DBGrid - Parte III [Zebrando colunas]

Zebrando o DBGrid

Um outro recurso também bastante interessante e útil para melhor visualização dos registros de um DBGrid é sua capacidade de estar organizando os registros de forma “zebrada”, que em casos de números muito grandes e de linhas extensas facilita muito a localização dos registros. Para implantar o recurso no Grid da nossa aplicação, selecione no evento DrawColumnCell e adicione o código da Listagem 2.

Listagem 2. Zebrando as linhas dos DBGrid

procedure TfrmPrincipal.gdRegistrosDrawColumnCell(Sender: TObject;

const Rect: TRect; DataCol: Integer; Column: TColumn;

State: TGridDrawState);

begin

if not Odd (cdsRegistros.RecNo) then

if not (gdSelected in State) then

begin

gdRegistros.Canvas.Brush.Color := clSilver;

gdRegistros.Canvas.FillRect(Rect);

gdRegistros.DefaultDrawDataCell(Rect,Column.Field,State);

end;

end;

Ao executar mais uma vez nossa aplicação, observe que agora todo Grid foi organizado de uma forma com suas linhas intercaladas por cores diferentes, separando assim os registros (Figura 4).
Figura 4. Aplicação com DBGrid “zebrado”.

Um comentário:

Resenhas da Viviane disse...

Olá amigo, estou fazendo eu sou nova em programação com Delphi e gostaria de saber como eu faço essa função em um formulário padrão, para q todos os outros já pegassem ela, sem eu precisar ficar colocando, porque tenho muitas telas e iria dar muito trabalho.
Desde ja eu agradeço